Música e Cultura, a principal linha de pesquisa do NEMUS, procura abranger tanto a vertente etnomusicológica quanto a musicológica (histórica e/ou sistemática), englobando como projeto principal "Bahia musical: Sécs. XVI a XXI". Como sub-projetos estão em curso o "Dicionário de Músicos e Expressões Musicais na Bahia" (já na sua segunda fase), e o "Banco de dados da Modinha Brasileira", subvencionados pelo CNPq.
O sub-projeto "Impressão Musical na Bahia", também subvencionado pelo CNPq, contem o presente "Banco de Partituras" aqui divulgado digital e eletrônicamente, contando com a publicação dos seus resultados em CD-Rom para distribuição entre bibliotecas de música e instituições de pesquisa e ensino relacionadas, gerosamente financiado pela Fundação Gregório de Mattos.
Está também em fase de conclusão "Biblioteca Nacional [Lisboa], MM 4801, 'Viola de Lereno, Cantigas Novas'" parte de um sub-projeto integrado sobre a modinha, tida como música de raiz, fundamental para a construção da identidade brasileira.
Sonia Chada nos trouxe substanciais estudos sobre a música das festas de Caboclo, que constituíram assunto de sua dissertação de mestrado e tese de doutorado, esta última recentemente publicada pela EDUFBA em parceria com a Fundação Gregório de Mattos.
Pablo Sotuyo Blanco desenvolve um trabalho de resgate histórico minuciosamente fundamentado em pesquisa documental (iniciada durante a sua participação como bolsista PRODOC-CAPES no projeto institucional de pesquisa "Patrimônio Musical na Bahia" de 2003 a 2005) e que vem ajudando a preencher as lacunas constantes nos textos das histórias da música no Brasil publicadas no século XX.

 

-- --
©2002-2007 NEMUS. Todos os Direitos Reservados