O Núcleo de Estudos Musicais surgiu em agosto de 1997 tendo como objetivo geral o estudo musical e musicológico de várias expressões da música baiana e brasileira do presente e do passado. Esteve inicialmente integrado por Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior (Manuel Veiga), Coordenador e Líder do NEMUS; Luciano André da Silva Almeida (Luciano Carôso), então bolsista de apoio técnico; Leandro Gazineo, Márcio Valverde e Tito Baqueiro Cerejo, bolsistas de diversas categorias. Todos músicos: um etnomusicólogo, três compositores e um regente, tendo Tito também formação em Letras. Compromissos profissionais subseqüentes afastaram Márcio e Tito, entrando Hugo Leonardo Ribeiro e Rodrigo Garcia, ambos compositores, em substituição; Hugo, em adição, cursando mestrado em etnomusicologia, como o fez Leandro, em regência.
Manuel Veiga é etnomusicólogo com Doutorado obtido em 1981 na UCLA. Anteriormente cursou a Juilliard School of Music, em Nova Iorque, onde obteve seu BS e MS em Piano. Fez carreira como pianista, apresentando-se em recitais solistas e camerísticos, além de apresentações com orquestra. É professor emérito da UFBA, membro da Academia Brasileira de Música e consultor de várias agências. Vem estudando há anos a modinha e o lundu no Brasil.
Posteriormente, o ingresso de Sonia Maria Chada Garcia, nos trouxe um segundo doutor em etnomusicologia, enquanto a chegada do compositor e musicólogo histórico Pablo Sotuyo Blanco, o terceiro doutor a ingressar, contribuiu para a consolidação do NEMUS.
Atualmente o NEMUS conta com alunos de graduação da Escola de Música da UFBA contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.
Além de pesquisadores, são todos executantes de diversos instrumentos, tendo vários deles substancial vivência de música artística, tradicional e popular, também.
Várias linhas de pesquisa estão representadas entre os constituintes do NEMUS: música e cultura, composição, execução, história da música e educação musical

Estrutura atual do NEMUS
-- Manuel Vicente Ribeiro Veiga Jr. (Coordenador Geral do NEMUS)
-- Sonia Maria Chada Garcia (Coordenadora da vertente etnomusicológica)
-- Pablo Sotuyo Blanco (Coordenador da vertente musicológica histórica)
-- Maria da Conceição Costa Perrone (doutoranda pelo PPGMUS-UFBA)
-- Luciano Carôso (doutorando pelo PPGMUS-UFBA)
-- Danilo Machado (graduando pela EMUS-UFBA - bolsista PIBIC)
-- Henrique Carvalho (graduando pela EMUS-UFBA - bolsista PIBIC)

Além dos bolsistas diretamente vinculados ao NEMUS, contamos com os bolsistas vinculados aos projetos individuais de cada professor doutor participante.

Bolsistas que participaram do NEMUS no passado:
-- Márcio Valverde
-- Tito Baqueiro Cerejo
-- Leandro Gazineo
-- Hugo Leonardo Ribeiro
-- Denis Paz Leoni
-- Rodrigo Garcia
-- Fernando Monteiro
-- Bárbara Brazil

 

-- --
2002-2007 NEMUS. Todos os Direitos Reservados